quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Esse ofício de Borges



Pois bem. Em um passeio pela Bibliotheca Pública de Pelotas [sim, ainda frequento bibliotecas!] encontrei um pequeno livro chamado Esse ofício do verso [Companhia das Letras, 2000. 160 p.], escrito por Jorge Luis Borges. Na verdade, trata-se da transcrição de seis palestras proferidas pelo autor argentino na Universidade Harvard, em 1967 e 1968.

Borges discorre acerca da poesia e o universo da escrita numa linguagem fluida e cativante. Na presente obra temos seis preciosas lições repletas de referências culturais, literárias e exemplos que ilustram sua fala: “O enigma da poesia”, “A metáfora”, “O narrar uma história”, “Música da palavra e tradução”, “Pensamento e poesia” e “O credo de um poeta”. Chamou-me a atenção um trecho contido na última conferência, no qual o autor ressalta a importância da leitura em sua vida:

“Tenho para mim que sou essencialmente um leitor. Como sabem, eu me aventurei na escrita; mas acho que o que li é muito mais importante que o que escrevi. Pois a pessoa lê o que gosta - porém não escreve o que gostaria de escrever, e sim o que é capaz de escrever.”

Não há muito o que dizer sobre  Borges. Quase tudo já foi dito. Mas é importante aprendermos com ele. Sua humildade deveria se estender a todos que se valem do ato criativo. Em um mundo tomado por tantos “Arturo Bandini”, só Borges para colocar -nos no devido lugar.

       
           Five stars no Goodreads! Por hoje é só, até a próxima!
 
    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário