domingo, 15 de dezembro de 2013

Mais uma primavera, por Maria Luiza Vargas Ramos

#Chá com autores da aldeia
imagem: acervo pessoal da autora
# autores alegretenses

           Começa hoje a tão decantada estação do ano que, para mim, já começa no dia errado. Se o Dia da Árvore é dia 21 de setembro e se outras estações iniciam nesse dia, por que a primavera só vai começar no dia 23?

                Penso que a euforia que cerca esta estação deve-se, sobretudo, aos rigores do inverno e à vontade de guardar os casacos e ficar até mais tarde na rua.
               Claro que a beleza das flores é um componente importante, aliás, o melhor de todos, pois é inegável o prazer visual que temos ao passar por praças e canteiros floridos.
               Os pássaros saúdam a primavera alegremente, enchendo as manhãs de cantos e beijando cada flor.
               É uma estação bonita, não resta dúvida!
              Agora, tem outro lado bem desagradável. Os ventos, as tempestades, a poeira e o pólen martirizando os alérgicos, a dança dos casacos numa alternância cansativa, enfim, passamos mais frio e mais calor, uma vez que esfria e esquenta várias vezes num mesmo dia.
              Nasci numa Primavera, meu irmão e meu filho mais velho também, quem sabe por isso temos nossos rompantes primaveris de vez em quando; florescemos, ou armamos tempestades.
             As violetas da varanda estão sorridentes, os bem-te-vis alvoroçados, a chuva deu uma trégua – é Primavera, mais uma vez!
            Felizes somos nós que aqui estamos para admirá-la!


(Publicado em: http://cinquentinhas.blogspot.com.br/2013/09/mais-uma-primavera)


Maria Luiza Vargas Ramos nasceu em Alegrete em 9 de novembro de 1952. Doutora em Letras pela UFRGS, tem diversos livros publicados e inúmeras participações em antologias, além de premiações. Tem três livros de crônicas publicados: Gazeteando (2007); Simplesmente Maria (2012) e Pimenta de Cheiro (2013). Um de contos:  Decifra-me (2013); e outro de literatura infantil A Menina do Não e Outras Histórias (2013). Atualmente, vive em Florianópolis, Santa Catarina, e escreve em seu blog Simplesmente Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário