domingo, 3 de maio de 2015

2015: algumas leituras


PARIS É UMA FESTA [ERNEST HEMINGWAY]: Hemingway viveu em Paris por alguns anos fazendo parte do círculo de escritores e artistas expatriados na década de 20.  Tal experiência é relatada em Paris é uma festa. A leitura vale pela escrita enxuta, irônica e apaixonada, sobretudo pela relação do autor com outras personalidades literárias da época, como Gertrude Stein, Ezra Pound e Scott Fitzgerald.  Hemingway nos fala também de sua escrita pelos cafés de Paris, embora vivesse uma vida modesta. O filme Meia Noite em Paris, de Woody Allen, retrata com perfeição esse período.


LARANJA MECÂNICA [ANTHONY BURGESS. ALEPH, 2004. 224 p.]: Só tenho a dizer, ó, meus irmãos!, que Laranja Mecânica é um livro primoroso. A tradução me parece de qualidade e foi muito divertido embrenhar-me pelas gírias “nadsats” [inclusive o livro é acompanhado de um glossário, mas preferi não consultá-lo para manter a “estranheza” da leitura]. A transposição de Kubrick para a tela de um anti – herói tão controverso não poderia ser melhor [assista ao filme homônimo, por favor!].


ARQUITETURA DO ARCO - ÍRIS [CÍNTIA MOSCOVITH. RECORD, 2004. 176 p.]: Sempre gostei da escrita de Cíntia. Uma prosa poética de fôlego, de rara sensibilidade. Arquitetura do Arco – Íris traz dez contos, divididos em duas partes, de temática diversa e permeados por um olhar “clariceano”. Confesso que a segunda parte do livro não me emocionou tanto. Estou curiosa por ler Essa coisa brilhante que é a chuva, seu último livro.

 
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO [JOHN BOYNE. COMPANHIA DAS LETRAS, 2007. 186 p.] : Tenho certa resistência com algumas leituras de obras literárias adaptadas para  o cinema, mas Menino do Pijama Listrado não me decepcionou. Bruno, um menino de nove anos que vive em plena Segunda Guerra Mundial, constrói uma sincera amizade com Shmuel, também de nove anos, que mora “do outro lado da cerca”. E ao longo da narrativa acompanhamos [angustiados!] a inocência infantil descambar para um final tragicamente inusitado... É claro que lembrei de O diário de Anne Frank ou A menina que roubava livros. Recomendo também o filme homônimo, dirigido por Mark Herman, lançado em 2008.

 
Até.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário